sábado, 17 de julho de 2010

Vc sabia?

Jorge Amado de Faria

Jorge Amado de Faria (10 de agosto de 1912 - 6 de agosto de 2001) foi um brasileiro escritor do Modernismo escola. Ele era o mais conhecido dos escritores modernos brasileiros, o seu trabalho ter sido traduzido para cerca de 49 línguas e popularizada no cinema, nomeadamente Dona Flor e Seus Dois Maridos em 1978. Seus trabalhos referiam-se sobretudo com os pobres urbanos e comunidades negras da Bahia.




Paulo Coelho

Paulo Coelho - Nascido numa família de classe média, aos sete anos Paulo Coelho ingressa em um colégio jesuíta da então capital do Brasil, o Rio de Janiero. Desde muito novo, gostava de escrever e mantinha um diário. No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro, e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor. As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.



Clarice Lispector

Clarice Lispector, nascida Haia Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.




Luis Fernando Verissimo

Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Veríssimo



Stephenie Meyer

Stephenie Meyer (nascida com o sobrenome Morgan; Hartford, 24 de dezembro de 1973) é uma escritora americana, conhecida pelos best-sellers da série Twilight (Crepúsculo), que gira em torno da relação entre a jovem e um vampiro "vegetariano", por não beber sangue humano. Dois personagens de contrastes que se apaixonam e resolvem correr o risco de uma proximidade tão perigosa. A história é repleta de romance, aventura, suspense e seres sobrenaturais.



Markus Frank Zusak

Markus Frank Zusak (Sydney, 23 de junho de 1975) é um escritor australiano, famoso pelo seu best-seller internacional "A Menina que Roubava Livros". - Mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã,[1] Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar.



Antoine de Saint-Exupery

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. Apaixonado desde a infância pela mecânica, estudou a princípio no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Croix, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano da Primeira Guerra Mundial, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça, onde permanece até 1917. Quatro anos mais tarde, em abril de 1921, Antoine inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval.


José Bento Renato Monteiro

José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.



Charles Lutwidge Dodgson

Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll, foi um escritor e um matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford, e é mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas.




by Bienal/2010

Bienal

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Afinal, existe vida extraterrestre?

Esse é um dos maiores mistérios da humanidade. Será que estamos sozinhos nesse universo praticamente infinito? Será que somos uma anomalia da evolução? Ou será que somos apenas mais uma de muitas civilizações?

A resposta mais provável é que não estamos a sós, pois apenas em nossa galáxia, acredita-se que existam 1000 planetas capazes de sustentar a vida como conhecemos. Então, se existisse vida em apenas 1% desses planetas, teríamos 10 locais habitados em nossa vizinhança cósmica.

Apesar disso, será uma surpresa enorme se encontrarmos uma forma de vida avançada parecida conosco. A forma de vida inteligente de outro planeta pode ser mais parecida com uma árvore do que com uma pessoa, pois o desenvolvimento de uma raça depende de milhares de fatores, tais como: calor, luminosidade, alimentação, composição do ar, existência de água, salinidade da água, temperatura da água, toda e qualquer coisa que tenha contato direto ou indireto com esse ser. Ou seja, é praticamente impossível haver vida parecida fisicamente com humanos, mas pode existir vida inteligente em formas que seriam estranhas para nós, coisas que se quer podemos imaginar.Você ainda não está acreditando em vida fora da Terra? Bom, se apenas na Via Láctea existem 1000 planetas habitáveis, no universo todo temos pelo menos 6 quintilhões de planetas capazes de sustentar a vida.

Seria muita sorte que apenas em nosso planeta a vida tivesse se desenvolvido e criado seres racionais. Muito, mas muito provavelmente existam seres tão ou mais desenvolvidos que nós. Pode ser que jamais nos encontremos, pois o universo é um local grande demais, porém temos que admitir: em algum lugar existem seres racionais e desenvolvidos. A física e a química que criaram a vida na Terra são as mesmas em todas as partes do universo, ou seja, se em algum lugar surgirem condições semelhantes com as que existem aqui, as ligações químicas vão ocorrer e mais cedo ou mais tarde isso vai criar a vida, assim como aconteceu em nosso planeta.

Já vida não inteligente ou pouco complexa, como bactéria e seres unicelulares, podem existir em nosso próprio sistema Solar. E, com certeza, existem em algum lugar do universo, pois sua não existência seria quase uma impossibilidade matemática.

Não estamos aqui querendo que você, a partir de agora, acredite nisso. Estamos apenas mostrando que seria muito difícil nós sermos os únicos...


*minilua